Durante patrulhamento no ultimo sábado dia 23 de agosto, a equipe ROTAM visualizou um veículo transitando em via pública no município de Laranjeiras do Sul.
A equipe já possuía informações de denúncias apontando que o proprietário do referido veículo estaria envolvido com tráfico de drogas na cidade e em municípios vizinhos.
Diante da situação, foi realizada a abordagem.
O veículo era conduzido por um homem de 26 anos, tendo como passageira uma mulher.
No momento da abordagem, foram visualizadas três porções de substância análoga à maconha no console da porta do motorista.
Em busca veicular mais aprofundada, foram localizadas, no interior do painel, uma porção considerável de substância análoga à cocaína e outra de substância análoga ao crack.
Ao perceber que os entorpecentes haviam sido encontrados, o condutor empreendeu fuga a pé.
A equipe realizou acompanhamento e conseguiu alcançá-lo na via pública, momento em que o abordado resistiu à prisão, sendo necessário contê-lo.
Após ser contido, o homem assumiu ser o proprietário dos entorpecentes.
Questionado sobre seu endereço, inicialmente indicou um bairro da cidade, porém a equipe possuía informações de que ele residiria na área rural.
A equipe deslocou até o local conhecido como sua residência, onde foi recebida por um homem que se apresentou como seu genitor. Este relatou estar no imóvel realizando reformas a pedido do filho e afirmou que havia apenas uma bolsa deixada por ele, cujo conteúdo desconhecia.
Em vistoria à referida bolsa, foram localizados os seguintes materiais:
• 1 tablete de substância análoga à cocaína (2,400 kg);
• 4 porções menores de cocaína;
• 1 porção de crack (449 g);
• 3 porções de haxixe (298 g);
• 2 pacotes de substância análoga à "morruga" (508 g);
• 2 porções de maconha (295 g);
• 2 balanças de precisão.
Durante a consulta documental do homem que se encontrava no imóvel, foi constatado um mandado de prisão em seu desfavor.
Diante disso, foi dada voz de prisão e realizada a condução até a sede da 10ª CIPM para lavratura da documentação. No momento da confecção do boletim, o homem apresentou mal-estar, sendo acionados o SAMU e o Corpo de Bombeiros, que o encaminharam para atendimento médico sob escolta policial. Após atendimento e liberação, foi encaminhado até a unidade prisional competente.
O indivíduo abordado inicialmente confirmou ser o responsável pelas substâncias encontradas na residência, isentando o outro envolvido de conhecimento sobre os materiais.
Também foram apreendidos R$ 500,00 em espécie e dois aparelhos celulares.
O autor se encontrava monitorado por tornozeleira eletrônica. Na sequência, os envolvidos, os entorpecentes, os objetos apreendidos e o veículo foram encaminhados à 2ª Subdivisão Policial de Laranjeiras do Sul para os procedimentos cabíveis.